fonte: Professor Alexandre Guimarães.
Postado em 24.05.2011, 04:55 pm
Nas  fases de perfuração e produção, os cuidados maiores são com o  lançamento de efluentes e resíduos sólidos, além da prevenção e do  controle de acidentes nos poços. No transporte de petróleo e derivados, a  preocupação deve ser dirigida para a adoção de medidas preventivas e de  controle, para evitar derrames de óleo.
Já nas refinarias, os  cuidados são para a implantação de sistemas de tratamento para todos os  efluentes potencialmente poluidores: chaminés, filtros e outros  dispositivos e instalações que evitam a emissão de gases, vapores e  poeiras tóxicas para a atmosfera. Os despejos líquidos devem ser  tratados por processos físico-químicos e biológicos antes de serem  lançados nos rios ou no mar.
Os resíduos sólidos devem ser  reciclados para utilização própria ou venda a terceiros. Os não  reciclados devem ser tratados em unidades de recuperação de óleo e de  biodegradação natural, onde microorganismos do solo degradam os resíduos  sólidos. Outros resíduos sólidos são enclausurados em aterros  industriais constantemente controlados e monitorados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário